×
Compartilhar Inscreva-se

Pretende adquirir uma franquia? Conheça dicas importantes!

Pretende adquirir uma franquia? Conheça dicas importantes!

Em um cenário de crise, com várias empresas reduzindo ou, até mesmo, encerrando suas atividades, quem pretende iniciar um novo negócio deve avaliar muito bem onde irá investir.

Nesse momento, a escolha pelo mercado de franquias se torna uma boa opção, pois além de se tratar de uma marca já conhecida e aceita pelo público, o franqueado possui certa segurança no negócio, decorrente do apoio prestado pelo franqueador, absorvendo deste o conhecimento técnico acerca da atividade desenvolvida.

Entretanto, antes de iniciar o empreendimento, é preciso analisar uma série de aspectos e avaliar os riscos existentes nesse tipo de negócio.

Deve-se estar ciente de que não há garantia de lucratividade; o que existe são dados históricos de desempenho da franquia que podem e devem ser avaliados criteriosamente.

É necessário ponderar que são necessários investimentos consideravelmente elevados. Assim, deve ser feita uma criteriosa análise do mercado e da concorrência, dos reais custos de implantação e operação, da rentabilidade do negócio, além de avaliar a própria capacidade de investimento do franqueado e o prazo de retorno do capital investido.

Também, cabe analisar a seriedade e credibilidade da franqueadora, aliada às características pessoais, habilidades e conhecimentos do interessado com relação ao negócio.

A legislação determina a entrega dos balanços e demonstrações financeiras dos dois últimos exercícios do franqueador juntamente com a Circular de Oferta de Franquia (COF), que conterá todas as informações essenciais ao contrato. Mas, estes não devem ser os únicos documentos avaliados.

É importante se informar sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa, verificando as certidões negativas federal, estadual e municipal, onde se encontra a sede da franqueadora.

Deve-se ficar atento às exigências do contrato e às punições em caso de descumprimento, tendo em vista que essas questões podem trazer consequências danosas a médio e longo prazo.

Outro ponto fundamental a ser examinado é o respeito à Lei de Franchising, tratado no post Franquia (franchising): conheça os principais aspectos acerca da elaboração do contrato, que traz uma série de requisitos para a validade da oferta e do contrato de franquia.

Essa modalidade de contrato geralmente apresenta um grande número de cláusulas e o desconhecimento de alguma delas pode gerar sérios problemas ao franqueado.

Assim, é importante que o empresário adote postura profissional e cautelosa em sua avaliação do negócio, buscando, antes de assumir qualquer compromisso, orientação especializada por um profissional de sua confiança.

Compartilhe:

Vanessa Mattana Boneti

Advogada - OAB/SC 41.856.

    Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.