×
Compartilhar Inscreva-se

Covid-19: devo me preocupar com o teletrabalho na pandemia?

Covid-19: devo me preocupar com o teletrabalho na pandemia?

A resposta é sim, independente se você é empregador ou trabalhador. Cada um possui uma parcela de responsabilidade no regime de teletrabalho (ou home office, sem entrar no mérito da questão conceitual de trabalho “em domicílio” e trabalho em “qualquer lugar”, aqui considerados iguais). A prestação de serviços por esse regime foi inserido na CLT pela Lei nº 13.467/2017 (reforma trabalhista).

O que diz a CLT

Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação (não descaracterizado se exigido a presença do trabalhador no estabelecimento para a realização de atividades específicas). O trabalhador não estará inserido nas normas relativas a duração do trabalho, não havendo controle de horário e muito menos pagamento de horas extras.

A modalidade deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho (com as respectivas atividades), admitindo-se a alteração do regime presencial para teletrabalho por mútuo acordo e de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, nesse caso com prazo de transição mínimo de quinze dias.

A responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada para o teletrabalho deverão estar previstas em contrato (e não integram a remuneração).

O empregador deverá instruir os trabalhadores, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho e o trabalhador deverá assinar termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir as instruções fornecidas pelo empregador.

Como fica o teletrabalho no período de calamidade pública

O empregador poderá, a seu critério, alterar o regime de trabalho presencial do trabalhador (como também dos estagiários e aprendizes) para o teletrabalho (incluído o trabalho remoto e a distância no mesmo conceito) e determinar o retorno ao regime de trabalho presencial, com comunicação prévia de no mínimo quarenta e oito horas, independentemente de qualquer outra formalidade ou previsão em convenção ou acordo coletivo.

Os equipamentos tecnológicos e de infraestrutura serão previstas em contrato escrito, firmado previamente ou no prazo de trinta dias, contado da data da mudança do regime de trabalho. Na hipótese de o trabalhador não possui-los, o empregador poderá fornecer os equipamentos em regime de comodato (empréstimo gratuito) e pagar por serviços de infraestrutura, que não caracterizarão verba de natureza salarial.

Não havendo possibilidade do fornecimento dos equipamentos em comodato, o período da jornada normal de trabalho do trabalhador será computado como tempo de trabalho à disposição do empregador (não trabalhará, mas receberá a remuneração), hipótese que não se aplica se houver a disponibilidade dos equipamentos, como também pelo uso de aplicativos e programas de comunicação fora da jornada de trabalho normal do trabalhador.

Preocupação para o empregador neste período

O empregador deverá se preocupar inicialmente com a infraestrutura e os equipamentos necessários ao eficiente e eficaz desenvolvimento das atividades pelo trabalhador, bem como zelar pela segurança e saúde do mesmo, especialmente nos aspectos ergonômicos e mental/psicológicos. Também deverá ter preocupação com a questões de segurança de dados e informações, se importantes para o seu negócio.

Deverá também, manter o vale transporte (se houver necessidade de deslocamento do trabalhador residência-empresa e vice-versa), bem como manter os demais benefícios previstos contratualmente ou exigidos em normas coletivas (a exemplo vale-alimentação e plano de saúde).

Mecanismos simples podem ser eficazes:
• Orientações quanto a ergonomia e adaptação doméstica do posto de trabalho
• Disponibilização de programas básicos de ginástica laboral ou desenvolvimento de atividades físicas
• Orientações sobre a organização da rotina doméstica
• Realização de encontros/reuniões online para socialização de experiência e contato com os demais membros da equipe de trabalho
• Disponibilização de atendimento psicológico online
• Indicação de cursos e-books para capacitação ou lazer.

Adaptação do trabalhador

Inicialmente adaptar-se às novas tecnológicas é fácil para alguns, pois estão acostumados. No entanto, para aqueles que não possuem a prática necessária, ou não tinham contato a determinados recursos tecnológicos, o teletrabalho pode vir a ser uma dificuldade.

Além de manter as suas obrigações para com o empregador (podendo sofrer inclusive penalidades disciplinares), o trabalhador deverá cumprir com as tarefas que lhe são atribuídas (independente de existir controle da jornada), além de tentar manter uma rotina de trabalho semelhante à presencial, para o seu bem estar, organização e convívio familiar, equilibrando a vida pessoal e profissional.

Deverá minimamente estabelecer horários (ou períodos) para dormir/acordar, conviver com a família, fazer sua higiene pessoal, cuidar da casa, trabalhar, estudar, se exercitar e para praticar seus hobbies, adequar o seu espaço de trabalho (por mais pequena que seja a residência), utilizar roupas confortáveis (mas não pijama pela sensação de desleixo), filtrar as informações dos meios eletrônicos, manter contato social com amigos e familiares (de preferência por chamada de vídeo) e, se sobrar tempo, transformar em algo útil, como desenvolver novas habilidades, colocar em prática antigas ideias ou se capacitar.

É importante o trabalhador não perder a referência entre o trabalho e folga, podendo deixar de cumprir com suas obrigações como também ir ao outro extremo e tornar-se um “viciado” em trabalho, não estabelecendo os limites mínimos.

A percepção do trabalhador pode ficar confusa se não distinguir trabalho de vida pessoal, amoldando-se a uma jornada mais longa com a falsa perspectiva de sucesso na carreira, neste período.

Além disso é essencial que a família do trabalhador entenda que ele não está de férias, mas possui tarefas para cumprir e entregar no prazo estabelecido. O ambiente doméstico terá que adaptar as diversas nuances das necessidades dos membros da família, ainda mais quando houverem crianças em idade escolar, as quais também deverão ter suas rotinas estabelecidas.

Compartilhe:

Rudimar Roberto Bortolotto

Advogado, administrador, professor universitário, especialista em Direito Processual Civil e Mestre em Direito, sócio do Bortolotto & Advogados Associados.

    Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.