Em um cenário de crise, com várias empresas reduzindo ou, até mesmo, encerrando suas atividades, quem pretende iniciar um novo negócio deve avaliar muito bem onde irá investir.
Nesse momento, a escolha pelo mercado de franquias se torna uma boa opção, pois além de se tratar de uma marca já conhecida e aceita pelo público, o franqueado possui certa segurança no negócio, decorrente do apoio prestado pelo franqueador, absorvendo deste o conhecimento técnico acerca da atividade desenvolvida.
Entretanto, antes de iniciar o empreendimento, é preciso analisar uma série de aspectos e avaliar os riscos existentes nesse tipo de negócio.
Deve-se estar ciente de que não há garantia de lucratividade; o que existe são dados históricos de desempenho da franquia que podem e devem ser avaliados criteriosamente.
É necessário ponderar que são necessários investimentos consideravelmente elevados. Assim, deve ser feita uma criteriosa análise do mercado e da concorrência, dos reais custos de implantação e operação, da rentabilidade do negócio, além de avaliar a própria capacidade de investimento do franqueado e o prazo de retorno do capital investido.
Também, cabe analisar a seriedade e credibilidade da franqueadora, aliada às características pessoais, habilidades e conhecimentos do interessado com relação ao negócio.
A legislação determina a entrega dos balanços e demonstrações financeiras dos dois últimos exercícios do franqueador juntamente com a Circular de Oferta de Franquia (COF), que conterá todas as informações essenciais ao contrato. Mas, estes não devem ser os únicos documentos avaliados.
É importante se informar sobre a regularidade fiscal e tributária da empresa, verificando as certidões negativas federal, estadual e municipal, onde se encontra a sede da franqueadora.
Deve-se ficar atento às exigências do contrato e às punições em caso de descumprimento, tendo em vista que essas questões podem trazer consequências danosas a médio e longo prazo.
Outro ponto fundamental a ser examinado é o respeito à Lei de Franchising, tratado no post Franquia (franchising): conheça os principais aspectos acerca da elaboração do contrato, que traz uma série de requisitos para a validade da oferta e do contrato de franquia.
Essa modalidade de contrato geralmente apresenta um grande número de cláusulas e o desconhecimento de alguma delas pode gerar sérios problemas ao franqueado.
Assim, é importante que o empresário adote postura profissional e cautelosa em sua avaliação do negócio, buscando, antes de assumir qualquer compromisso, orientação especializada por um profissional de sua confiança.